Sobre o autor

Tom S. Figueiredo nasceu em Itapetinga (BA), morou por mais de 20 anos em Salvador e desde 2012 reside em Ilhéus (BA). é Bacharel em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Bacharel em Desenho Industrial (UNEB). É autor de Pedro e a cobra-de-fogo, texto vencedor do Prêmio Funarte de Dramaturgia 2005 (Teatro para a Infância e Juventude – Nordeste), cujo projeto de montagem foi contemplado no Prêmio Myriam Muniz de Teatro 2006, ambos promovidos pelo Ministério da Cultura. Pedro e a cobra-de-fogo também venceu em 2008 duas categorias do Prêmio Braskem de Teatro: Melhor Espetáculo Infanto-Juvenil e Melhor Texto. A Versão em roteiro cinematográfico da peça foi selecionada para o Laboratório Sesc de Roteiros – Cinema Infantil (RJ).

Conquistou ainda, com O pratinho, o 1º lugar no Concurso Contos do Rio, do caderno Prosa & Verso, Jornal O Globo (RJ); e o 2º lugar no Concurso de Contos “100 anos de Canudos”, promovido pela Universidade do Estado da Bahia. Na Editora e Estúdio Cedraz, foi o principal escritor das tiras, histórias em quadrinhos e contos ilustrados da Turma do Xaxado, personagens de Antonio Cedraz publicados em livros próprios e em livros didáticos de editoras como Martin Claret, Paulinas, Ática, Saraiva e Moderna. Escreveu diversas histórias em quadrinhos, tiras e contos ilustrados. Tom fazia parte da equipe de escritores que conquistou apoio institucional da UNESCO para os projetos da Turma do Xaxado e, também, seis Prêmios HQ MIX, o “Oscar” brasileiro dos quadrinhos, oferecido pela Associação dos Cartunistas do Brasil, com sede em São Paulo.

Tom é autor de A Moça-gorila e o Engolidor de Elefantes (saiba mais), em parceria com o ilustrador Sidney Falcão e da HQ Em terras americanas (Editora Cedraz), em parceria com Paulo Setúbal. Em 2010, recebeu Menção Honrosa no Prêmio Fapex de Teatro, com o texto O rei descalço. Tom é criador e roteirista da série de animação infantojuvenil Turma do Xaxado (TVE-BA)

Seu mais recente trabalho é Bem-vinda assombração, romance infantojuvenil que narra as confusões causadas por duas crianças que postam um anúncio na internet oferecendo o apartamento da família para assombrações. O problema é que nem todos os seres sobrenaturais que chegam para se hospedar são exatamente aqueles que elas esperavam. A começar por um gato cínico e chato com mais de 10 mil anos.

Fale com o autor.